segunda-feira, 5 de maio de 2014

Animais Sinantrópicos

Oi gente! Vocês sabem o que são animais sinantrópicos? São aqueles bichinhos que convivem com o ser humano nas cidades e podem nos trazer prejuízos (doenças, destruição de alimentos, etc). São baratas, carrapatos, mosquitos e ratos, entre muitos outros. Acho que todo vegano já ouviu aquela pergunta chata - e suas variantes: "Ah, mas você não mata mosquito? E se for da dengue?"
Lá no ENDA tivemos uma palestra sobre isso (que eu esqueci de incluir na minha apresentação de slides aqui em casa, peço desculpas a quem veio).


O problema é que muitas vezes essas situações nos colocam em um dilema, "Eu posso ou não posso matar o tal do mosquito afinal?"
O que foi dito na palestra é o seguinte: todos, todos os animais têm o direito de se defender de outros que estejam colocando sua vida em risco. E não devemos nos esquecer de que o ser humano também é um animal. O princípio válido aqui é o da legítima defesa.
Se matar o bicho em questão for necessário para garantir a continuação da vida sua ou de outro animal - humano ou não - faça-o. O melhor exemplo disso para mim é quando encontramos um cachorro cheio de carrapatos. E aí, vai jogar os carrapatos no álcool ou deixar o cachorro morrer? O mesmo vale para outras situações.
No caso dos ratos é mais complicado. Não sabemos ao certo se os insetos são senscientes ou não, mas temos certeza de que os ratos o são. A legítima defesa ainda vale, mas não é comum estarmos enfrentando um perigo real e iminente com os ratos. Procure capturá-lo numa caixinha e soltá-lo num terreno afastado da sua casa.
Particularmente, eu prefiro soltar esses bichinhos sempre que possível (e compreenda o "possível" como uma situação em que o animal não esteja colocando nenhuma vida em risco, e não minha disponibilidade).

E você, tem alguma outra solução?

Nenhum comentário:

Postar um comentário