segunda-feira, 28 de julho de 2014

Correção

Oi pessoal!

O post de hoje vai ser pra fazer correções no post Acidentalmente vegano: biscoito/bolacha. Mas o que está errado? Basicamente, a existência dele.
Hoje eu li no site do Vista-se que tanto o Oreo quanto o Chocooky pertencem a uma empresa que faz testes em animais: a Mondelez. Se quiserem, leiam o texto do Vista-se aqui.
Outras marcas pertencentes à empresa:

Trident
Club Social
Clight
Tang
Bis
Babbaloo
Trakinas
Lacta
Chiclets
Halls
Pó Royal
Clorets

Obs: Sei que algumas dessas marcas (como o Bis) já estavam riscadas da nossa lista por conterem ingredientes de origem animal, mas a lista também serve para quem ainda não é vegano e está dando pequenos passos nessa direção.

Mais uma coisa: O Vista-se fez uma lista bem bacana de testes em animais, vale a pena conferir.
Como esse post foi curtinho, prometo que faço outro ainda essa semana. Beijos, até a próxima <3

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Receita vegana: Paixão cremosa

Oi pessoal!
Hoje é dia de postar a receita da sobremesa número dois do veganique. Essa foi feita pelo amiguinho Murilo.





Ingredientes:

2 latas de leite condensado de soja
2 colheres (sopa) de maisena
2 latas de leite de soja (use a lata de leite condensado)
2 caixas de creme de leite de soja
2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo derretido
1/2 xícara de castanha de caju picada
2 xícaras de chocolate  picado

Modo de preparo:

Coloque o leite condensado e a maisena dissolvida no leite e leve ao fogo médio até o creme branco engrossar. Deixe este creme esfriar e misture o creme de leite
Separe 1/3 dessa mistura e no restante coloque o chocolate meio amargo derretido, ficará um creme escuro.
Coloque em um refratário a metade deste creme de chocolate leve ao congelador por 20 minutos, Retire e cubra com o restante do creme amarelo que ficou sem o chocolate, salpique com a castanha picada e volte ao congelador por mais 10 minutos, retire e cubra com o restante do creme de chocolate. Derreta o chocolate e espalhe por cima.
Deixe na geladeira por 2 horas.
Rende 8 porções.



Vocês já repararam que eu só posto receita de doce? Acho que sou meio viciada...
Espero que vocês tenham gostado da receita do Murilo ^^
Até a próxima <3

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Testes em animais parte 4: alguns dados úteis

Oi pessoal!
Pequeno post para vocês hoje, apenas para fornecer alguns dados que podem melhorar sua argumentação sobre testes em animais.

Os dados foram retirados da palestra Porque experimentos em animais são desnecessários, feita por Corina Gericke e os exemplos foram retirados daqui.



92% das drogas que passam nos testes em animais (ou seja, que após os testes são consideradas efetivas e seguras) não passam em ensaios clínicos por ineficácia ou por efeitos secundários adversos.
Das 8% aprovadas nos ensaios clínicos, metade acaba sendo retirada do mercado por efeitos colaterais ou letais ao ser humano.

Exemplos:
O anestésico geral metoxyflurano causou perda de todas as funções renais nas pessoas em que foi utilizado.
O antidepressivo Zelmid causou problemas neurológicos em humanos.
O antidepressivo Nomifensina foi associado a insuficiência renal e hepática, anemia e morte em humanos.
O antidiarreico Clioquinol teve de ser retirado do mercado após a descoberta de que causava paralisia e cegueira em humanos.
Os medicamentos para artrite Opren e Zomax causaram, respectivamente, a morte de 61 e 14 pessoas.
O remédio usado no tratamento de asma Isoproterenol causou a morte de 3500 pessoas na Grã-Bretanha (a dose considerada ideal após os testes em animais revelou-se fatal aos humanos).

Existem muitos outros exemplos (confiram a lista que eu coloquei em link lá em cima), mas acho que com esses já dá pra ter uma noção. É óbvio que o organismo dos animais não é como o nosso, simplesmente não dá para fazer testes neles e acreditar que os resultados em nós serão os mesmos.

Para finalizar, uma afirmação deliciosa da multinacional farmacêutica Pfizer para você esfregar na cara do seu "amiguinho" que acha que os testes em animais são totalmente justificáveis, porque sem eles nunca teremos a cura do câncer e coisas do tipo: "Jogar uma moeda para cima é melhor do que confiar em testes com animais para responder a perguntas sobre substâncias cancerígenas."

É isso aí pessoal, espero ter ajudado vocês com esses dados. Beijos e até a próxima <3

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Receita vegana: torta de morango do ll Veganique

Oi pessoal!
Para os poucos que não sabem, ontem fizemos aqui na cidadezinha um Veganique maravilhoso. Lá tivemos a presença de duas sobremesas de fazer qualquer um chorar (eu por exemplo quase chorei quando acordei hoje e vi que não tinha mais). Hoje vou passar aqui para vocês a receita da torta de morango, outro dia eu posto a sobremesa número dois. E vamos deixar bem claro que não fui eu que fiz (sou inútil na cozinha)! Quem fez foi a amiguinha vegana Ana Carla, e ela pegou a receita lá no Presunto Vegetariano.



Ingredientes:
Massa:
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
3 colheres (de sopa) de açúcar cristal
3 colheres (de sopa) de água
3 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de chá) de essência de baunilha
(Para uma assadeira com cerca de 20cm de diâmetro)
Creme branco:
1 e 1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas
2 colheres (de sopa) de açúcar cristal
1 colher (de sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (de chá) de ágar-ágar
Geleia de morango:
2 xícaras (de chá) de morangos picados grosseiramente
1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerara
1 colher (de sopa) de suco de limão
Modo de Preparo:
Primeiramente prepare a massa. Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a água, o azeite e a essência de baunilha, misture tudo até obter uma massa homogênea e lisa. Envolva a massa com plástico PVC e leve à geladeira por 30 minutos. Passados os 30 minutos, pré-aqueça o forno a 210ºC e coloque a massa em uma superfície enfarinhada. Abra ela com um rolo, na espessura de 2mm.
Coloque a massa em uma assadeira redonda com cerca de 20cm (e antiaderente) e ajeite-a. Faça furinhos com o garfo e leve para assar por 20 minutos ou até as bordas estarem levemente douradas. Reserve.
Agora é a hora de preparar o creme branco. Em uma vasilha, misture o leite de amêndoas, o açúcar, a aveia e o ágar, ágar. Coloque em uma panela em fogo baixo e mexa por 5 minutos. Desligue e espere o creme esfriar por cerca de 10 minutos. Note que ele vai encorpar, devido ao efeito do ágar-ágar.
Coloque o creme sobre a massa, cubra com plástico e leve a geladeira para resfriar.
Enquanto isso, prepare a geleia. Em uma panela em fogo baixo, coloque os morangos, o açúcar, o limão e deixe ferver. Mexa sempre para não queimar. A geleia estará no ponto quando não tiver pedaços de morangos visíveis e ela estar encorpada. Espere a geleia esfriar um pouco para jogar sobre o creme. E por fim, decore com morangos!
Leve a geladeira para ficar geladinha (cerca de 2 horas já está bom), e está pronto!
A Ana Carla só adaptou a receita em tamanho (fez várias mini tortinhas ao invés de uma torta grande), então eu copiei a receita do Presunto Vegetariano exatamente como estava.

E para quem ainda não viu: a China não exige mais testes em alguns tipos de cosméticos (link para matéria no Vista-se). Infelizmente, isso não vai mudar muito a situação dos animais por lá: além de ainda serem exigidos os testes para muitos cosméticos, a mudança é só para produtos fabricados na China (os importados ainda precisam testar). Além disso, os testes não foram banidos; só não existe mais a exigência deles.
De qualquer forma, já é um passo!

Muita torta vegana de morango para vocês, muita sorte para os ativistas chineses (eles precisam) e até a próxima <3

x