Oi pessoal!
Pequeno post para vocês hoje, apenas para fornecer alguns dados que podem melhorar sua argumentação sobre testes em animais.
Os dados foram retirados da palestra Porque experimentos em animais são desnecessários, feita por Corina Gericke e os exemplos foram retirados daqui.
92% das drogas que passam nos testes em animais (ou seja, que após os testes são consideradas efetivas e seguras) não passam em ensaios clínicos por ineficácia ou por efeitos secundários adversos.
Das 8% aprovadas nos ensaios clínicos, metade acaba sendo retirada do mercado por efeitos colaterais ou letais ao ser humano.
Exemplos:
O anestésico geral metoxyflurano causou perda de todas as funções renais nas pessoas em que foi utilizado.
O antidepressivo Zelmid causou problemas neurológicos em humanos.
O antidepressivo Nomifensina foi associado a insuficiência renal e hepática, anemia e morte em humanos.
O antidiarreico Clioquinol teve de ser retirado do mercado após a descoberta de que causava paralisia e cegueira em humanos.
Os medicamentos para artrite Opren e Zomax causaram, respectivamente, a morte de 61 e 14 pessoas.
O remédio usado no tratamento de asma Isoproterenol causou a morte de 3500 pessoas na Grã-Bretanha (a dose considerada ideal após os testes em animais revelou-se fatal aos humanos).
Existem muitos outros exemplos (confiram a lista que eu coloquei em link lá em cima), mas acho que com esses já dá pra ter uma noção. É óbvio que o organismo dos animais não é como o nosso, simplesmente não dá para fazer testes neles e acreditar que os resultados em nós serão os mesmos.
Para finalizar, uma afirmação deliciosa da multinacional farmacêutica Pfizer para você esfregar na cara do seu "amiguinho" que acha que os testes em animais são totalmente justificáveis, porque sem eles nunca teremos a cura do câncer e coisas do tipo: "Jogar uma moeda para cima é melhor do que confiar em testes com animais para responder a perguntas sobre substâncias cancerígenas."
É isso aí pessoal, espero ter ajudado vocês com esses dados. Beijos e até a próxima <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário