quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Receita vegana: bolo de chocolate

Oi pessoal!
Sabem o bolo de chocolate que eu levei no primeiro veganique e no último? E que já fui ameaçada de morte caso não leve no próximo? Então, tá aqui a receita pra vocês fazerem em casa também.




Ingredientes da massa:

1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de cacau em pó (na receita original, mas eu uso chocolate em pó solúvel)
1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de café de sal
1 xícara de água
1/3 de xícara de óleo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de vinagre

Misturar todos os ingredientes em pó e adicionar os líquidos de uma só vez. Misturar com a colher até obter uma massa homogênea. Despejar numa assadeira untada e enfarinhada. Colocar no forno preaquecido em fogo baixo por 30 minutos ou até o garfo sair limpo.



Cobertura:

Brigadeiro
1 lata de leite condensado de soja
1 colher de creme vegetal
4 colheres de algum achocolatado sem leite na composição

Fazer como se fosse o brigadeiro convencional (dá na mesma). Despejar sobre o bolo assim que sair do forno.

Chantilly
Uso o chantilly da marca Amelia (vou deixar imagem para vocês) porque é um chantilly de mentira, sem leite. Prepare de acordo com as instruções da embalagem e despeje sobre o bolo quando estiver frio.





Está pronto o bolo, espero não sofrer mais ameaças ok?
Beijos e até a próxima <3

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Resenha vegana: Jaulas Vazias

Oi pessoal.
Desculpem pelo atraso nas postagens.
Hoje vou indicar e resenhar mais um livro sobre veganismo para vocês.




Jaulas Vazias foi escrito por Tom Regan e publicado pela primeira vez em 2004. O livro é dividido em cinco partes. Na primeira ele explica um pouco sobre os defensores dos direitos animais e mostra o que eles têm de diferente das outras pessoas. Na segunda, discorre filosoficamente sobre porque os animais também possuem direitos. Na terceira, mostra como a indústria alimentícia nos engana dizendo coisas como "abate humanitário". Na quarta, explica o que realmente ocorre em abatedouros, circos, fábricas de pele e laboratórios. Na quinta, rebate os argumentos de quem ainda não está convencido.
Este livro fornece informações sobre mais ramos da exploração de animais do que o clássico Libertação Animal e prende o leitor com maior facilidade.

E esse aí é o Tom Regan. Ele dá aula de filosofia na Universidade da Carolina do Norte, tem 75 anos e é mundialmente reconhecido como um dos maiores nomes da Bioética. Publicou vários outros livros sobre direitos animais, sendo Jaulas Vazias o primeiro publicado no Brasil. E, ao contrário do Peter Singer, ele realmente é vegano abolicionista <3












Bom pessoal, é isso aí, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima (juro que não vai demorar tanto para a próxima tá?) <3

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Testes em animais parte 5: L'Oréal

Oi pessoal!

Imagino que vocês já saibam que a empresa de cosméticos L'Oréal faz testes. Mas vocês sabiam que ela possui muitas marcas populares que não levam seu nome na embalagem e que vive comprando outras? Aqui está uma lista de marcas pertencentes à L'Oréal. Estão negritadas e sublinhadas as marcas que considero mais populares e que talvez alguns de vocês usem sem saber que pertencem à ela.



Biotherm
Cacharel
Colorama
Diesel
Essie
Garnier
Giorgio Armani
Guy Laroche
Helena Rubinstein
Innéov
Kérastase
Kiehl's
Lancôme
La Roche-Posay
L'Oréal Paris (sério Celina?)
L'Oréal Professionnel (jura?)
Matrix Essentials
Maybelline
Mizani
Paloma Picasso
PureOlogy
Ralph Lauren
Redken
Roger&Gallet
Shu Uemura
SkinCeuticals
SoftSheen
The Body Shop
Urban Decay
Vichy
Viktor&Rolf
Yves Saint Laurent Beauté


As marcas PureOlogy, The Body Shop e Urban Decay, apesar de compradas pela L'Oréal, mantém o selo Cruelty Free porque seus produtos continuam não sendo testados. E aqui entra um dilema: parar de comprar essas marcas e não dar seu dinheiro para a L'Oréal ou continuar comprando para incentivar a L'Oréal a não implantar testes nos produtos dessas marcas? Acho que é uma decisão pessoal, eu ainda não sei o que fazer. Me digam aí a opinião de vocês.

Outra coisa, ouvi dizer que a L'Oréal comprou a NYX, alguém sabe se é verdade? D:

Beijos e até a próxima <3

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Comida vegana para animais

Oi pessoal!
Acho que quase todo vegano vive com bichinhos em casa. Nós não queremos que eles contribuam para o sofrimento de outros animais, mas nem sempre sabemos o que fazer - tem carne nos ingredientes da ração!
Por isso, eu vim aqui apresentar para vocês algumas marcas que fazem comida vegana para nossos companheiros mais queridos.

A Fri Dog é uma ração vegetariana para cães. E tem para vender aqui na nossa cidadezinha <3



Adivita faz petiscos  veganos, orgânicos, de agricultura familiar e vêm numa embalagem reciclada. Meus cachorros aprovaram.



A Krócão faz ossinhos veganos e integrais.


Ambos podem ser comprados na Loja Vista-se.

E você ainda pode fazer essa receita que saiu no VegetariRango pros cachorrinhos <3




Pra gatos a coisa fica mais complicada. Eles precisam de dois nutrientes que só podem ser encontrados naturalmente na carne: a taurina e a carnitina. A notícia boa é que hoje eles podem ser fabricados artificialmente. A ruim é rações veganas para felinos não são vendidas no Brasil.
Você pode comprar rações importadas em sites gringos como esse aqui.


É isso aí, espero ter ajudado vocês com a alimentação de seus amiguinhos peludos. Beijos e até a próxima <3

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Acidentalmente vegano: bisnaguinha integral

Oi pessoal!

Comiam bastante bisnaguinha quando eram crianças? Já sentiram saudade de comer bisnaguinha e descobriram que não era vegan?

A Wickbold lançou uma linha de bisnaguinhas integrais que, para nossa alegria, são veganas (e elas vem com o scooby-doo na embalagem para você sentir que está de volta a sua infância mesmo).






Corre aí que é edição limitada. Tem na nossa cidadezinha pra comprar viu? <3



Beijos, e até a próxima <3

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Canais veganos no youtube

Oi pessoal!
Vocês assistem vídeos veganos no youtube? Vou compartilhar alguns dos que conheço com vocês.

Vamos começar com o VegetariRango. Se você é vegan e não conhece o VegetariRango, por onde você tem andado?? As melhores e mais criativas receitas veganas estão aqui.




O Viva Vegan também é bem interessante, apesar de fazer muito tempo que não postam um vídeo. Apresentação de restaurantes vegetarianos pelo Brasil.



O The Animal Holocaust tem palestras do ativista Gary Yourofsky legendadas em praticamente todas as línguas conhecidas pela humanidade.





Agora tenho que começar uma seção que infelizmente é só pra quem manja de inglês, pois são vídeos sem legendas.


No canal Shell123ey a ativista australiana Shelley faz vídeos rebatendo "argumentos" carnistas. Eu não consigo decidir se amo mais a Shelley ou o Gary Yourofsky gente <3





Por último, o Vegan Black Metal Chef. Gente, mesmo que vocês não falem inglês, entrem aqui só pra dar risada. Eu nem consigo explicar esses vídeos pra vocês, mas estão na lista das coisas mais engraçadas que já vi na minha vida.





Podemos por favor comentar o fato de ele usar espadas (ou seja lá o que for isso) para cortar os ingredientes???



É isso aí gente, se conhecerem mais canais como esses no youtube que não mencionei aqui, me enviem os links. Beijos e até a próxima <3

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pasta de dente vegana

Oi pessoal!
Vocês já encontraram uma pasta de dente que não faça teste em animais para usar? Vou passar para vocês uma lista das que eu conheço. Já vou avisando que Colgate e Close Up testam!



A mais fácil de achar aqui na nossa cidadezinha é a Dentics (eu uso essa aqui em casa).
contente (e outra da mesma empresa) podem ser encontradas a venda, assim como o gel dental de Calêndula da Schraiber. Essas também podem ser compradas na Loja Vista-se.

Eu sei que algumas aí no meio são bem caras, mas a Dentics e a Contente têm o preço mais próximo do que consideramos normal.

Não gostou de nenhuma das pastas? Que tal fazer seu próprio creme dental?

Espero ter ajudado vocês com esse post, e se alguém for fazer pasta de dente em casa eu quero saber como ficou!
Beijos, até a próxima <3

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Voto vegetariano

Oi pessoal!
Eu tinha prometido mais um post essa semana, então aqui está.
Vocês já sabem em quem vão votar? Esse site aqui está fazendo uma lista de candidatos vegetarianos para as próximas eleições e acho que vale a pena conferir.
A lista não é longa (infelizmente), mas tem Presidente, Deputado Federal e Estadual (SP).


Gente por favor, eu não estou dizendo pra você votar neles só porque são vegetarianos (até porque, apesar de ser difícil, existem sim vegs machistas, preconceituosos e etc)!! Eu só acho que vale a pena conhecer esses candidatos e suas propostas e, dependendo de quais forem, decidir dar seu voto a eles.

Me digam aí o que acharam desse pessoal. Beijos, até a próxima <3

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Correção

Oi pessoal!

O post de hoje vai ser pra fazer correções no post Acidentalmente vegano: biscoito/bolacha. Mas o que está errado? Basicamente, a existência dele.
Hoje eu li no site do Vista-se que tanto o Oreo quanto o Chocooky pertencem a uma empresa que faz testes em animais: a Mondelez. Se quiserem, leiam o texto do Vista-se aqui.
Outras marcas pertencentes à empresa:

Trident
Club Social
Clight
Tang
Bis
Babbaloo
Trakinas
Lacta
Chiclets
Halls
Pó Royal
Clorets

Obs: Sei que algumas dessas marcas (como o Bis) já estavam riscadas da nossa lista por conterem ingredientes de origem animal, mas a lista também serve para quem ainda não é vegano e está dando pequenos passos nessa direção.

Mais uma coisa: O Vista-se fez uma lista bem bacana de testes em animais, vale a pena conferir.
Como esse post foi curtinho, prometo que faço outro ainda essa semana. Beijos, até a próxima <3

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Receita vegana: Paixão cremosa

Oi pessoal!
Hoje é dia de postar a receita da sobremesa número dois do veganique. Essa foi feita pelo amiguinho Murilo.





Ingredientes:

2 latas de leite condensado de soja
2 colheres (sopa) de maisena
2 latas de leite de soja (use a lata de leite condensado)
2 caixas de creme de leite de soja
2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo derretido
1/2 xícara de castanha de caju picada
2 xícaras de chocolate  picado

Modo de preparo:

Coloque o leite condensado e a maisena dissolvida no leite e leve ao fogo médio até o creme branco engrossar. Deixe este creme esfriar e misture o creme de leite
Separe 1/3 dessa mistura e no restante coloque o chocolate meio amargo derretido, ficará um creme escuro.
Coloque em um refratário a metade deste creme de chocolate leve ao congelador por 20 minutos, Retire e cubra com o restante do creme amarelo que ficou sem o chocolate, salpique com a castanha picada e volte ao congelador por mais 10 minutos, retire e cubra com o restante do creme de chocolate. Derreta o chocolate e espalhe por cima.
Deixe na geladeira por 2 horas.
Rende 8 porções.



Vocês já repararam que eu só posto receita de doce? Acho que sou meio viciada...
Espero que vocês tenham gostado da receita do Murilo ^^
Até a próxima <3

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Testes em animais parte 4: alguns dados úteis

Oi pessoal!
Pequeno post para vocês hoje, apenas para fornecer alguns dados que podem melhorar sua argumentação sobre testes em animais.

Os dados foram retirados da palestra Porque experimentos em animais são desnecessários, feita por Corina Gericke e os exemplos foram retirados daqui.



92% das drogas que passam nos testes em animais (ou seja, que após os testes são consideradas efetivas e seguras) não passam em ensaios clínicos por ineficácia ou por efeitos secundários adversos.
Das 8% aprovadas nos ensaios clínicos, metade acaba sendo retirada do mercado por efeitos colaterais ou letais ao ser humano.

Exemplos:
O anestésico geral metoxyflurano causou perda de todas as funções renais nas pessoas em que foi utilizado.
O antidepressivo Zelmid causou problemas neurológicos em humanos.
O antidepressivo Nomifensina foi associado a insuficiência renal e hepática, anemia e morte em humanos.
O antidiarreico Clioquinol teve de ser retirado do mercado após a descoberta de que causava paralisia e cegueira em humanos.
Os medicamentos para artrite Opren e Zomax causaram, respectivamente, a morte de 61 e 14 pessoas.
O remédio usado no tratamento de asma Isoproterenol causou a morte de 3500 pessoas na Grã-Bretanha (a dose considerada ideal após os testes em animais revelou-se fatal aos humanos).

Existem muitos outros exemplos (confiram a lista que eu coloquei em link lá em cima), mas acho que com esses já dá pra ter uma noção. É óbvio que o organismo dos animais não é como o nosso, simplesmente não dá para fazer testes neles e acreditar que os resultados em nós serão os mesmos.

Para finalizar, uma afirmação deliciosa da multinacional farmacêutica Pfizer para você esfregar na cara do seu "amiguinho" que acha que os testes em animais são totalmente justificáveis, porque sem eles nunca teremos a cura do câncer e coisas do tipo: "Jogar uma moeda para cima é melhor do que confiar em testes com animais para responder a perguntas sobre substâncias cancerígenas."

É isso aí pessoal, espero ter ajudado vocês com esses dados. Beijos e até a próxima <3

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Receita vegana: torta de morango do ll Veganique

Oi pessoal!
Para os poucos que não sabem, ontem fizemos aqui na cidadezinha um Veganique maravilhoso. Lá tivemos a presença de duas sobremesas de fazer qualquer um chorar (eu por exemplo quase chorei quando acordei hoje e vi que não tinha mais). Hoje vou passar aqui para vocês a receita da torta de morango, outro dia eu posto a sobremesa número dois. E vamos deixar bem claro que não fui eu que fiz (sou inútil na cozinha)! Quem fez foi a amiguinha vegana Ana Carla, e ela pegou a receita lá no Presunto Vegetariano.



Ingredientes:
Massa:
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
3 colheres (de sopa) de açúcar cristal
3 colheres (de sopa) de água
3 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de chá) de essência de baunilha
(Para uma assadeira com cerca de 20cm de diâmetro)
Creme branco:
1 e 1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas
2 colheres (de sopa) de açúcar cristal
1 colher (de sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (de chá) de ágar-ágar
Geleia de morango:
2 xícaras (de chá) de morangos picados grosseiramente
1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerara
1 colher (de sopa) de suco de limão
Modo de Preparo:
Primeiramente prepare a massa. Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a água, o azeite e a essência de baunilha, misture tudo até obter uma massa homogênea e lisa. Envolva a massa com plástico PVC e leve à geladeira por 30 minutos. Passados os 30 minutos, pré-aqueça o forno a 210ºC e coloque a massa em uma superfície enfarinhada. Abra ela com um rolo, na espessura de 2mm.
Coloque a massa em uma assadeira redonda com cerca de 20cm (e antiaderente) e ajeite-a. Faça furinhos com o garfo e leve para assar por 20 minutos ou até as bordas estarem levemente douradas. Reserve.
Agora é a hora de preparar o creme branco. Em uma vasilha, misture o leite de amêndoas, o açúcar, a aveia e o ágar, ágar. Coloque em uma panela em fogo baixo e mexa por 5 minutos. Desligue e espere o creme esfriar por cerca de 10 minutos. Note que ele vai encorpar, devido ao efeito do ágar-ágar.
Coloque o creme sobre a massa, cubra com plástico e leve a geladeira para resfriar.
Enquanto isso, prepare a geleia. Em uma panela em fogo baixo, coloque os morangos, o açúcar, o limão e deixe ferver. Mexa sempre para não queimar. A geleia estará no ponto quando não tiver pedaços de morangos visíveis e ela estar encorpada. Espere a geleia esfriar um pouco para jogar sobre o creme. E por fim, decore com morangos!
Leve a geladeira para ficar geladinha (cerca de 2 horas já está bom), e está pronto!
A Ana Carla só adaptou a receita em tamanho (fez várias mini tortinhas ao invés de uma torta grande), então eu copiei a receita do Presunto Vegetariano exatamente como estava.

E para quem ainda não viu: a China não exige mais testes em alguns tipos de cosméticos (link para matéria no Vista-se). Infelizmente, isso não vai mudar muito a situação dos animais por lá: além de ainda serem exigidos os testes para muitos cosméticos, a mudança é só para produtos fabricados na China (os importados ainda precisam testar). Além disso, os testes não foram banidos; só não existe mais a exigência deles.
De qualquer forma, já é um passo!

Muita torta vegana de morango para vocês, muita sorte para os ativistas chineses (eles precisam) e até a próxima <3

x

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Acidentalmente vegano: biscoito/bolacha

Oi pessoal! Vim trazer mais lanches acidentalmente veganos para vocês. Os dois são facilmente encontrados aqui na cidadezinha, ok?

Não vamos nos esquecer do que eu disse sobre traços de leite.

O primeiro é o maravilhoso e delicioso Oreo <3




O similar negresco também é vegano em sua composição (apesar de bem menos gostoso), mas ouvi dizer que a Nestlé testa... Alguém aí sabe dizer se é verdade? Ela não está em nenhuma das listas do Peta.



O segundo é o Chocooky, que descobri esse ano (e costuma acabar misteriosamente aqui em casa antes que eu posso comê-lo...)  <3



Atenção: só é vegano o Chocooky sabor chocolate, o de baunilha tem mel!



É isso aí gente, espero estar tornando a vida vegana de vocês mais simples. 
Beijos e até a próxima <3


ATUALIZAÇÃO: Hoje, 28/07, li no Vista-se que as duas marcas apresentadas no post pertencem a uma empresa que testa. Leiam aqui.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Convidado veg: Josi

Oi pessoal! O post de hoje foi feito pela Josi para ensinar vocês a fazer uma maquiagem vegana (sem produtos testados em animais). Espero que gostem!


Maquiagem social básica para todos os tons de pele.


Os produtos que usei para fazer a maquiagem foram:


Paleta de 24 Corretivos Derma Color Kryolan
Pó compacto nº01 translúcido da Essenze di Pozzi
Primer para olhos O Boticário
Iluminador Natura Aquarela
Sombra marrom da Vult cor nº26
Sombra preta Catrice nº140
Delineador O Boticário Rio Sixties
Gloss incolor  Vult
Mascara alongadora Vult
Bronzeador/Iluminador Vult nº02 solei nº

Pra começar estou com o rosto limpo, sem protetor e sem hidratante.

Comecei aplicando com o dedo a base das cores D2 e D3(corretivo derma color Kryolan) por todo rosto e acumulando um pouco onde tenho algumas marquinhas a mais (em volta do nariz, olheiras e bochechas). 

Depois espalhei com um pincel da eco tools(precision foundation, GANHEI DE PRESENTE)  para deixar mais suave (essa base/corretivo da Kryolan é usada até pra cobrir tatuagens).

Com um tom mais escuro que minha pele usando a paleta de corretivos da Kryolan cor nº D11 fiz o contorno do rosto para deixa-lo mais fino e depois esfumei. Pincel Eco Tools buffing concealer.

Apliquei o Pó Compacto Translúcido nº01 da Essenze di Pozzi por todo o rosto com o pincel Eco Tools Full Powder. Deixei um pouco de pó acumulado abaixo dos olhos para não manchar a pele com as sombras que colocarei.
Fiquei assim. Com a sobrancelha pintada kkkk

Apliquei primer para olhos O Boticário em toda a pálpebra, até perto da sobrancelha. Antes do primer secar totalmente passei a sombra nº 26 marrom da vult com o dedo mesmo e fui esfregando de um lado para o outro nas bordas para esfumar.
Ficou assim:


Com um pincel ( Eco Tools Flat Concealer), coloquei aos pouquinhos sombra preta da Catrice nº 140 pra fazer o canto do olho. Coloquei também um pouco na linha da parte debaixo do olho, mas só no cantinho de fora.

Esfumei e ficou assim.

Esfumei também a linha debaixo.

Passei o delineador do O Boticário da edição limitada Rio Sixties (que só consigo retirar do olho com azeite).

Ficou torto assim kkkk. A raiz dos cílios que está branca eu tiro com a máscara de cílios quando passo bem rente aos olhos. 

Retirei o excesso de pó que estava  abaixo dos olhos e apliquei  iluminador Natura Aquarela pra ficar com cara de saúde. (não é o blush chinelada que te deixa com cara d saúde kkk). Espalhei com o dedo só nessa região “C” do rosto.

No mesmo lugar que fiz o contorno do rosto apliquei um bronzer/iluminador nº2 da Vult pra dar uma cor.
Comecei a segunda parte da maquiagem e mais demorada... a máscara de cílios. Usei a máscara alongadora da Vult.

Após 5 aplicações fiquei assim:

Passei um tom de boca cor nº D32 que tenho na paleta de corretivos Kryolan  nos lábios e depois o gloss incolor da vult.

Limpei a sobrancelha e fiquei assim =D







E aí, o que acharam da maquiagem da Josi? Eu estou aqui invejando a paleta de corretivos dela ahuahuahuahuaua.

Quem tiver interesse em participar do Convidado Veg é só me falar! Você pode fazer o que quiser aqui desde que esteja usando apenas produtos veganos. Pode tirar fotos assim como a Josi fez ou gravar um vídeo (aí nós poderíamos começar um canal no youtube, que tal?).

Beijos e até a próxima <3

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Feira de Adoção

Oi pessoal!

Como sei que algumas (poucas) pessoas que leem esse blog não me conhecem, vou explicar: aqui na minha cidade tem uma ONG de proteção chamada Gavas. Não é uma ONG abolicionista porque só uns quatro de seus voluntários são veganos, mas eu espero que isso mude com o tempo.

O Gavas realizará no dia 21 desse mês às nove da manhã na praça Salles Filho uma Feira de Adoção. Resolvi aproveitar a oportunidade para falar para vocês sobre a importância da adoção, que tem muito a ver com veganismo viu?



Alguns dos bichinhos que estarão na feira.



Pra começar, vocês sabem como as raças são criadas? Para obter uma raça com as características desejadas é necessário cruzar animais que tenham tais características, ou seja: animais parentes. Todo mundo sabe o filho de um casal que tenha parentesco entre si tem grandes chances de nascer com defeitos. Por isso, todas (repito: TODAS) as raças possuem algum problema característico. Animais de raça sofrem a vida inteira com todos os tipos de problemas apenas porque os humanos os acham "bonitinhos". Além disso, as fêmeas são exploradas cio após cio para que seus donos tenham o lucro da venda de seus filhotes. Comprar animais é incentivar essa crueldade.
E não podemos nos esquecer que milhares de cães e gatos morrem todos os dias em CCZ's e abrigos esperando que alguém os adote. Se mesmo assim você prefere comprar do que adotar, não pode dizer que ama os animais.
Espero que tenha ficado claro que comprar animais não faz parte da filosofia vegana.
Até a próxima <3

sábado, 14 de junho de 2014

Testes em animais parte 3: especial Unilever

Oi pessoal! Desculpem a ausência de posts essa semana.

Aposto que vocês já ouviram falar na Unilever, estou certa? A empresa com o logo do "U" cheio de desenhos nada a ver.




Então. Infelizmente, a Unilever testa em animais. E infelizmente também, muitas das marcas de alimentos e cosméticos mais conhecidos pertencem a ela. Lá no site deles eu peguei os nomes de todas as marcas da Unilever para colocar na lista de boicote de vocês. Aí está:

Ades
Ala 
Arisco
Axe
Becel
Brilhante
Clear
Close up
Comfort
Dove
Fofo
Hellmans
Kibon
Knorr
Lifebuoy
Lux
Maizena
Omo
Pure it
Rexona
Seda
Sun
Surf
Tresemmé
Unilever Food Solutions
Vasenol

Lá no Facebook tem uma página para te ajudar com o boicote à Unilever. Boa sorte para vocês e até a próxima <3

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Surya Brasil

Oi pessoal!
Lá no ENDA eu conheci uma marca de produtos de beleza, a Surya. Comecei a usar as coisas que comprei deles no fim do mês passado e gostei muito, então resolvi fazer o post aqui.

(Ah se eu ganhasse dinheiro pra fazer essas propagandas que faço para vocês...)

A Surya é vegana: não faz testes em animais, não usa coisas de origem animal em seus produtos. Uma pessoa que trabalha lá estava no ENDA e disse que até a comida servida aos funcionários na empresa é vegana. Eles já exportam para 32 países. Lembram que eu disse no último post que muitas empresas que não faziam testes em animais passaram a fazer para poder entrar no mercado chinês? A Surya recebeu uma proposta para começar a vender seus produtos lá e, apesar de todo o dinheiro que viria disso, recusou justamente por causa dos testes.

Como vocês podem ver aqui, a Surya tem certificado cruelty free e vegan. 

Vocês podem comprar produtos da Surya aqui

É isso gente, até a próxima <3

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Testes em animais parte 2: a China e os testes

Que a situação dos direitos animais na China é péssima acho que todos devem imaginar. A cultura oriental despreza os animais ainda mais do que a nossa. Mas o que nem todos devem saber é a situação dos testes por lá.

Na China é obrigatório que as empresas façam testes em animais. Uma empresa que se recuse a fazer testes não pode entrar no mercado chinês. E aí mora um grande problema para nós.
A quantidade de pessoas que deixará de comprar os produtos da marca X porque ela passou a fazer testes é infinitamente menor do que a quantidade de pessoas que passarão a comprar essa marca se ela entrar na China - a população chinesa é de mais de 1,3 bilhão de habitantes. É gente demais que não se importa (claro que devem existir ativistas por lá, estou generalizando).
Por causa disso, várias marcas foram riscadas das listas de compras dos veganos, dentre elas a Mary Kay, a Avon, a M.A.C. e a Revlon.

(Imagem retirada do blog da Luisa Mell)



Apesar de tudo existe uma possível luz no fim do túnel: o governo Chinês irá, agora em junho, rever a situação dos testes no país à pedidos (e sob muita pressão) do PETA. Mas não fiquemos esperançosos demais. Segundo a notícia do Vista-se, não é a primeira vez que a China diz que vai fazer isso.
Então até que a situação mude, nova dica para vocês: não sabe se a marca faz teste? Verifique se exporta para a China!

Sorte para todos os bichinhos, no Brasil e na China. Aguardamos ansiosamente o fim dos testes em ambos (e no resto do mundo também né). Até a próxima <3

Parte 1

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Testes em animais parte 1: como saber se uma empresa testa em animais?

Oi gente!
Que vegano nunca quis muito comprar alguma coisa mas acabou não levando porque não sabia dizer se a marca faz testes em animais ou não? Não é difícil descobrir isso, algumas ONGs disponibilizam online listas de empresas que testam e de empresas que não testam.

O PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) tem a maior e mais completa lista desse tipo, mas infelizmente só serve para marcas gringas. Vai ser difícil você ver uma marca brasileira por lá. A lista está aqui. Ah, e o site está em inglês. Mas não se assuste, eu te dou uma ajuda.

Digite o nome da empresa que deseja pesquisar onde está escrito "Search for a company..." Aqui eu pesquisei a Ypê, marca brasileira de produtos de limpeza e que não testa. O site não tem registro de sua existência.

Já aqui eu pesquisei a marca de cosméticos Mary Kay. Você pode ver pelo X vermelho ao lado do nome da empresa que ela testa. Pode riscar da sua lista!

E aqui eu pesquisei a NYX, outra marca de cosméticos. O CF lilás ao lado do nome da empresa significa que ela é Cruelty Free, ou seja, não testa <3

Para empresas brasileiras, temos a lista da ONG PEA (Projeto Esperança Animal). A lista está aqui, mas eles só divulgam as empresas nacionais que não testam. 

"Mas Celina, e se a empresa for brasileira e não estiver na lista do PEA, o que eu faço?"
Nesse caso, existem grandes chances da empresa em questão testar. Procure o site deles e mande um e-mail perguntando. Aguarde alguns dias e mande outro se não te responderem. Cansou de esperar resposta? Vai lá no site Reclame Aqui e registre sua reclamação. As empresas se preocupam bastante com sua nota nesse site, então respondem as reclamações rapidinho.


É isso por enquanto, mas esse post terá continuação. Muita sorte para todos os bichinhos na votação pelo fim dos testes em animais para cosméticos no Brasil. Até a próxima <3

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Onde comprar sapatos veganos

Oi pessoal!
Todo vegano sabe que às vezes é difícil achar um sapato pra comprar que não seja de couro. Então resolvi fazer esse post aqui para apresentar pra vocês duas lojas online de sapatos veganos. Conheci as duas lá no ENDA.

A primeira loja é a Vegano Shoes. Não tem muita variedade lá por enquanto, mas eu acho que já ajuda bastante. Tem sapatilhas, tênis, coturno, sapato social...



A segunda loja é a Jazz & Drums. Também tem um número limitado de modelos, mas tem um diferencial muito interessante: faz sapatos customizados. Você pode escolher um dos modelos prontos da loja ou explicar como você quer o seu sapato para que eles façam. Vou colocar aqui alguns dos meus preferidos, mas foi difícil escolher viu!

Olha quanto amor esse tênis aqui <3


 Calvin <3





É isso aí gente, muito Jazz & Drums e Vegano Shoes pra vocês e até a próxima <3